Comida

L'As du Fallafel, o melhor falafel de Paris no coração do bairro judeu dos Marais

junho 29, 2017,0 Comments

L'As du Fallafel, o melhor falafel de Paris nos Marais

Para os fãs de falafel (aquelas bolinhas fritas feitas à base de grão-de-bico ou favas) ou pura e simplesmente para os que procurem opções económicas para comer em Paris, precisam conhecer o L'As du Fallafel!
Este pequeno restaurante escondido numa viela do antigo bairro judeu dos Marais até que poderia passar despercebido com a sua pequena vitrina verde, mas não é de todo o caso: todos os dias (com excepção do Sábado, em que se encontra fechado para honrar a tradição judaica do shabbat), o L'As du Fallafel fica lotado dada a sua fama de melhor falafel de Paris!

L'As du Fallafel, o melhor falafel de Paris nos Marais

L'As du Fallafel, o melhor falafel de Paris nos MaraisEste estabelecimento existe desde 1979 e, com recomendações tão populares como a do famoso artista Lenny Kravitz que aparentemente é um cliente regular ou do New York Times que o descreveu como um 'destino culinário imperdível em Paris', não é de espantar que as filas cheguem a dobrar o quarteirão à hora do almoço ou aos Domingos.
Ainda assim, a espera, feita de pé, vale sempre a pena! O restaurante faz jus ao seu nome de "Às do Falafel" e, apesar de já ter perdido conta ao número de vezes que por aqui passei (sozinha ou trazendo outras pessoas para provarem esta iguaria), confesso que o meu falafel preferido (o especial vegetariano, por apenas 6€) sabe sempre tão bem quanto a primeira vez!

Aqui, o segredo é chegar cedo para enfrentar a fila. Em alturas mais movimentadas, é frequente um funcionário vir ter convosco para anotar o vosso pedido e efectuar o pagamento, dando-vos em troca um pequeno papel que terão que entregar na pequena vitrina verde quando chegar a vossa vez. Fica a dica de, se possível, trazerem dinheiro trocado.

L'As du Fallafel, o melhor falafel de Paris nos Marais

Depois de entregarem o dito papel, preparem-se para ver o vosso falafel a ser montado em meros segundos com uma mestria e rapidez de fazer inveja. O resultado é um pão pita recheado até à borda (conselho: peçam um garfo e guardanapos) que, além das típicas bolinhas de falafel, tem ainda couve vermelha, cebola, pepino, beringela frita, o húmus mais cremoso que já provaram e - para os corajosos - molho picante harissa.

Apesar de existirem mesas no interior do restaurante, saibam que o preço cobrado é superior e, além disso, o verdadeiro charme de um falafel passa por ser comido na rua! A iguaria vem enrolada num simples guardanapo amarelo e para onde quer que olhem vão ver pessoas num elaborado malabarismo a tentar comer sem deixar cair nada ao chão ou sujar a roupa. Aqui entre nós, não há outra forma de comer este falafel sem ser lambuzando as mãos e a cara!

L'As du Fallafel, o melhor falafel de Paris nos Marais

L'As du Fallafel, o melhor falafel de Paris nos Marais
IMAGEM VIA FLICKR


Hoje em dia, por causa da enorme popularidade do L'As du Fallafel, surgiram na mesma rua outros tantos concorrentes que tentam roubar a clientela que não tem paciência para esperar na fila, por isso o restaurante colocou, com algum humor, uma placa que diz Toujours imité, jamais égalé, isto é, "sempre imitado, nunca igualado"! E eu, ainda que não seja nenhuma crítica gastronómica, concordo e deixo aqui o conselho de, com alguma paciência, fazerem o esforço de aguentar na fila porque, depois de provarem este falafel, nunca mais irão querer outro...

l'as du fallafel

rue des rosiers, 34metro: saint paul

A ler também...

0 comentários: