Sobre Mim - Drawing Dreaming

Sobre Mim


QUEM SOU?
Ester. 25 anos. Portuguesa.
É assim que começam todas as apresentações, mas muito mais há para dizer.
Nasci em França e com 6 meses de idade vi pela primeira vez aquele que é o meu país, a minha identidade, a minha pátria: Portugal. É de aqui que sou. Sou acima de tudo Portuguesa, ainda que não tenha aqui nascido nem saiba definir a minha terra natal. Porque sou assim. De todo e nenhum lugar. 
Sou emigrante, nómada, expatriada e talvez isso tenha estado sempre no meu sangue. No sangue dos avós paternos que emigraram para os Estados Unidos, no sangue dos avós maternos que emigraram com a minha mãe ainda criança para a Bélgica, do meu pai que estudou em Espanha e dos meus pais que juntos viveram em França. E, ainda assim, nunca pensei emigrar. Amo o meu país (de que tantas saudades tenho) e era aqui que planeava construir o meu futuro, mas a vida trocou-me as voltas.

COMO TUDO COMEÇOU
A aventura começou em 2014 quando, depois de ter concluído a minha Licenciatura em Relações Internacionais e perante a conjuntura económica, não consegui encontrar emprego no meu país e decidi agarrar a primeira oportunidade que encontrei. Parti. O destino acabou por ser em certa medida irónico já que, vinte anos depois, voltava a França.


DE VOLTA A FRANÇA
É assim que me tornei cast member na Disneyland Paris.
Comecei por trabalhar em atracções, passei pela área dos espectáculos e eventos e, por fim, dei por mim a aplicar todo o meu conhecimento sobre a Disneyland Paris enquanto guia de tours VIP, planeando o dia perfeito para as famílias que acompanhava pelos parques. Adorava o que fazia, mas aquele "bicho carpinteiro" que os meus pais me acusavam de ter quando ainda era criança não me conseguiu deixar quieta. Queria mais. Não sou pessoa de ficar parada no mesmo sítio, necessito de desafios e de evolução. Fiquei três anos na Disneyland Paris, mas precisava de ventos de mudança. E é assim que, meio que em segredo, me decidi candidatar a uma oferta noutro parque da Disney.


DO OUTRO LADO DO OCEANO: UM ANO NOS ESTADOS UNIDOS
Na altura poucas foram as pessoas que ficaram a saber dos meus planos, mas (ainda que sem muitas esperanças de ser seleccionada) decidi candidatar-me para trabalhar como Guest Relations no Walt Disney World. Para minha surpresa, recebi uma oferta de emprego! Foi assim que, com um sponsor para a minha estadia nos EUA e um visto de Representante Cultural aprovado, no início de 2017 dei por mim a fazer as malas de novo e a partir para Orlando, na Flórida.
Era a minha primeira vez nos Estados Unidos e, se tinha alguns receios, a verdade é que o entusiasmo e felicidade por poder viver esta experiência única ultrapassaram todo o nervoso miudinho que pudesse ter. Foi um ano com alguns desafios, mas sobretudo com imensa vontade de viver o momento, de melhorar enquanto profissional e de, no meu tempo livre, viajar e visitar o máximo possível.

PORQUÊ UM BLOG DE VIAGENS?
De tanto fazer as malas, passei de rapariga que vivia no cantinho à borda do Atlântico a solo traveler, a ser aquela pessoa que se vê obrigada a viajar sozinha e que um dia acorda e descobre que já não se importa com isso. A vida transformou-me. As viagens por obrigação levaram a que quisesse viajar mais, por prazer, porque sim, apenas porque quero. Porque aprendi que, por vezes, sair é a melhor forma de nos encontrarmos

Eu não visitei todos os lugares, mas está na minha lista. (Susan Sontag)

O blog surgiu há alguns atrás, quando ainda estava na Universidade, e evoluiu comigo. Foi blog de arte, de moda, de beleza. Foi acima de tudo o meu blog, o meu espaço, o cantinho onde partilhava aquilo que queria. Eu cresci e o blog cresceu comigo. A partilha das minhas viagens e (des)aventuras resulta dessa mesma necessidade de partilha (nem que seja pelo facto de me ajudar a não ter de repetir mil vezes a mesma história a cada membro da família e amigos que estão longe).

6 comentários:

  1. Parabéns Ester, como é gratificante ler os seus relatos. Sinto como se estivesse junto a realizar à visita; ´sempre muito abrangente. Senti -me um pouco frustada quando escreveu sobre Barcelona.Tive consciência do pouco que conheci. Voltarei com certeza. Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Elenice! É sempre bom ler que alguém gosta de ler as minhas histórias e relatos de viagem! ;)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, obrigada por visitares o meu cantinho e por me teres dado a conhecer o teu. Estou in love por este espaço e a adorar os teus relatos. Admiro a tua coragem ara te aventurares num trabalho fora do teu país (apesar de França não te ser desconhecido) e "invejo" o espírito aventureiro que tens! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada, Maria! Sair da nossa "zona de conforto" para viver e trabalhar noutro país não é fácil, mas acaba por ser gratificante de tantas formas! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá =) Encontrei o teu blog através de um grupo do facebook de viagens e já estou a viajar nele eh eh eh

    btw adoro o template e design do blog

    Beijinhos de Lisboa

    Filipa

    ResponderEliminar