Actividades

Visita à Manade des Baumelles, uma ganadaria de touros na Camargue

julho 23, 2017,0 Comments

Visita à Manade des Baumelles - Drawing Dreaming

Na nossa viagem pela Provença tivemos a oportunidade de passar por aquela que é, muito provavelmente, uma das mais bonitas regiões de França: a Camargue.
Obviamente, uma das vilas que estava no topo da nossa lista a visitar era a sua capital, Saintes-Maries-de-la-Mer, e depois de alguma pesquisa acabei por descobrir através da Lonely Planet uma actividade que me deixou intrigada: a visita a uma típica manade (uma ganadaria de touros).
A Camargue, além de ser conhecida pela sua incrível paisagem, é famosa pela course camarguaise ou corrida da Camargue. Confesso que apenas sabendo em que consistem as corridas de touros espanhola e portuguesa e tendo me sido dito que esta era completamente diferente, decidi visitar a conceituada Manade des Baumelles para ficar a saber mais sobre esta modalidade tão típica do sul da França.

Visita à Manade des Baumelles
Visita à Manade des Baumelles
Visita à Manade des Baumelles

A Manade des Baumelles, fundada em 1985, é uma das mais prestigiadas na reprodução de touros da raça camarguesa e todos os dias propõe visitas de descoberta da ganadaria. 
Depois de termos sido calorosamente recebidas na Manade com um café, foram nos apresentados dois vídeos em explicação da course camarguaise e, mais especificamente, da história desta ganadaria e dos seus touros campeões.

Visita à Manade des Baumelles
Visita à Manade des Baumelles

Depois, partimos num tractor rebocado para uma visita guiada em que o proprietário levou todo o grupo para o meio de um campo em que pudemos ver os touros da manade bem de perto e ouvir as explicações fascinantes de alguém que se percebe que adora aquilo que faz e que gosta de partilhar a sua paixão! 

Visita à Manade des Baumelles
Visita à Manade des Baumelles

As explicações completas sobre a vida da manade e as características do touro da Camargue levaram-me a compreender que a course camarguaise em nada tem a ver com a corrida espanhola
Enquanto que em Espanha o touro é condenado à morte, aqui este é glorificado, sendo o rei desta tradição camarguesa: na Camargue não se mata o touro, antes este tipo de corrida consiste em participantes que correm para tentar capturar os 'atributos' (uma espécie de cordéis atados aos chifres do touro) por forma a obter o maior número de pontos possível
Nos cartazes das corridas não figuram cavaleiros ou toureiros, mas antes são destacados os touros em participação, os quais fazem "carreira" durante toda a sua vida (podendo inclusivamente ganhar prestigiados prémios como o Biòu d'Or que elege o melhor touro da temporada), até serem retirados da competição para passarem o resto da sua vida nos pastos onde morrem naturalmente.

Visita à Manade des Baumelles

Depois da fascinante explicação do ganadeiro, voltámos ao edifício principal para uma boa sangria caseira (servida quantas vezes quisessemos num dia de muito calor), seguida de uma refeição que pessoalmente recomendo!
Visto o pacote da visita e almoço custar 45€ (muito menos que noutros locais), esperava que me fosse servida uma refeição quase "de cantina", mas em vez disso fui surpreendida com um ambiente convivial (tão agradável que, entre mil e uma conversas me esqueci de tirar fotos à comida, mas facilmente encontram imagens).
A refeição é típica da região da Camargue (e, como tal, não recomendável a vegetarianos), consistindo - além das bebidas e café incluídos - em entradas de saladas provençais, pratos frios de patê e carpaccio de touro, acompanhados de um prato principal que inclui os típicos arroz da Camargue e guardianne de taureau, já para não falar na copiosa sobremesa!
Se querem saber mais sobre a tradição da Camargue, este é o lugar ideal, com um passeio fascinante e um delicioso almoço num lugar tradicional e acolhedor, cheio de história e paixão! Recomendo vivamente que façam esta visita!

Visita à Manade des Baumelles

A ler também...

0 comentários: